Um caminho para o autoconhecimento
Tenho utilizado muito uma ferramenta de assessment chamada Perfil Apogeo.
Já comentei sobre ela em outro artigo, mas como ela me impactou de uma forma tão profunda e passei a utilizá-la em todas as oportunidades possíveis para processos de desenvolvimento, acredito muito na sua assertividade e no seu potencial, e entendo que ela mereça um espaço exclusivo, ainda que eu me proponha a falar de uma forma bastante simples.
Pois bem, o Perfil Apogeo entende o ser humano como um ser integral, e por isso considera tanto o seu temperamento, que parte do determinismo basicamente através de características corporais, quanto o seu comportamento, a sua parte evolucionista que traz a forma como nos adaptamos para interagir com o mundo através de nossas percepções da realidade, experiências, enfim, como agimos tanto com os recursos que temos quanto com os que adquirimos ao longo do tempo.
A ferramenta indica o quanto temos de oferta energética para agir, controlar, assumir riscos, para nos relacionarmos, colaborarmos, para analisarmos, ponderarmos, planejarmos; mostra a energia disponível em nós e depois a compara com a energia que utilizamos para as nossas entregas.
Quando oferta e demanda de energia estão alinhadas, é inevitável atingirmos o nosso potencial pleno. Mas se estiverem desalinhadas, então temos a oportunidade de nos conscientizarmos, refletirmos e tomarmos decisões e atitudes que favoreçam nosso equilíbrio assim como, nossas conquistas.
Se o desequilíbrio estiver na oferta de energia maior do que a demanda, é preciso atenção para fatores como desmotivação, por exemplo. Se houver menor oferta de energia do que demanda, a atenção deve ser para que a saúde não seja afetada. Afinal, um elástico sempre esticado está mais propenso a arrebentar, correto?
Existem ainda outros indicadores desenvolvidos para nos auxiliar na leitura e entendimento do perfil, todos com foco no autoconhecimento e autoconsciência. E aí é que está a maior beleza da ferramenta, que tem o propósito de ser um ponto de partida para que as pessoas tenham a escolha de ousar novos caminhos e encontrar a felicidade, vivendo na sua plenitude, no seu Apogeo.
Deixo aqui a minha gratidão ao mestre Paulo Demestri, pela generosidade, persistência e paciência no desenvolvimento de algo tão significativo e tão poderoso quando se trata do entendimento e apoio ao desenvolvimento do potencial humano.
Deixo também um convite para quem quiser conhecer a ferramenta e se aventurar pelos caminhos do autoconhecimento – Perfil Apogeo.
Bettyna Gau Beni é consultora e cofundadora da Evoluigi.