Você sente que a culpa te limita?
Bettyna Gau Beni
Consultora e cofundadora da Evoluigi
“Se tem uma emoção que joga contra você, essa emoção é a culpa”, disse Peter Sage, escritor de best sellers e especialista em comportamento humano, durante o Real Connection Summit de 2021, um evento com a participação de grandes nomes do autoconhecimento e autocuidado, como Deepak Chopra, que foi realizado virtualmente entre os dias 19 e 22 de Fevereiro.
A culpa de não seguirmos a carreira escolhida pelos nossos pais. A culpa por não sermos perfeitos. A culpa por frustrarmos as nossas expectativas e as expectativas de outras pessoas. A culpa por não nos considerarmos tão bem sucedidos quanto gostaríamos. A culpa por termos deixado de lado a família em detrimento do trabalho. A culpa por não nos exercitamos tanto quanto gostaríamos, por procrastinarmos mais do que consideramos justificável, enfim…
Se tão somente aprendermos a nos conhecer melhor, se pudermos entender primeiro os nossos anseios e necessidades, teremos um salto enorme para aprender a lidar com a culpa e até mesmo a possibilidade de eliminá-la de nossas vidas.
Não temos o controle de tudo, mas podemos fazer uma melhor gestão de algumas coisas e evitar o processo de auto sabotagem. Não precisamos nos sentir devendo o tempo todo, a menos, é claro, que estejamos devendo a nós mesmos. Mas veja: um erro é apenas um erro. Podemos trabalhar para corrigi-lo e seguir em frente. Isso é uma escolha.
Peter termina com um frase que mais me parece um pedido, ou quem sabe um apelo: “Não dê o controle remoto da sua felicidade para outra pessoa.” E isso fará toda a diferença para que seja feliz na sua vida e na sua carreira.
Já refletiu sobre isso?