O que é delegar?
Bettyna Gau Beni
Consultora e cofundadora da Evoluigi
Delegar é transmitir uma informação com responsabilidade, conferir poderes e representatividade.
E porque a delegação é tão importante para um líder?
Porque, sem delegar, o líder fica sobrecarregado, não se desenvolve e não desenvolve o seu time. É impossível fazer tudo sozinho, correto? Ainda mais em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), onde a única certeza é a mudança, e a mudança com velocidade.
Para sermos competitivos, precisamos ter conhecimento e qualidade, sim, mas também precisamos ser ágeis. E como um líder pode ser ágil com tanto a fazer e sem distribuir as tarefas e compartilhar responsabilidades? Quer dizer, como ele poderá atingir os resultados sem contar com o time?
É comum o líder se preocupar com a delegação. Mas não precisa! Ao delegar, ele confere poderes para que alguém do time faça alguma atividade não somente em seu nome, mas em nome da área e em nome da empresa. E isso cria condições para que todos utilizem seu potencial máximo para o bem comum, para que a empresa prospere e, se a empresa prospera, todos prosperam.
E o líder pode pensar assim: “_ Como delegar se o time não é comprometido o suficiente?”, ou “_ Como eu posso delegar se no time tenho pessoas que são inexperientes e ainda estão aprendendo?”, e também “_ Será que eu deveria delegar somente para os mais experientes, os profissionais de nível sênior?”.
Se o líder fizer isso correrá sérios riscos de sobrecarregar a pessoa que é mais experiente e estará, na verdade, somente transferindo a sua responsabilidade, e não delegando. O ato de liderar pressupõe, além do autoconhecimento e autoconfiança, o conhecimento do time e das competências e potencial de cada um. E isso é fundamental para a delegação.
Então, convido você, líder, a fazer a seguinte reflexão: se eu, como líder dedicar um tempo para o meu processo de autoconhecimento, que vai me permitir perceber os meus pontos fortes e os pontos onde eventualmente não sou tão bom, e dedicar um tempo, com regularidade, para conhecer e entender o meu time, para trocar ideias, dar feedbacks de reconhecimento e também para ajustes e correção de rota, vou construindo ao longo do tempo um ambiente de confiança, onde todos podem se sentir psicologicamente seguros para colaborar e contribuir.
E, então, eu saberei quem do time pode desenvolver determina atividade, quem precisa de ajuda e supervisão constante, e também quem já sabe fazer tudo sozinho e somente precisará de um alinhamento inicial e um prazo de entrega claro.
E é aí que a mágica acontece, pois todos estarão trabalhando em equilíbrio, sem que tenham membros do time sobrecarregados, sem que os menos experientes fiquem sem o devido acompanhamento e sem que os mais experientes se sintam desmotivados e sem autonomia.
Este é o conceito da liderança situacional, que libera o líder de ficar controlando tudo o tempo todo.
Delegar é diferente de delargar. Ao delargar, eu simplesmente transfiro a responsabilidade indistintamente. Já delegar pressupõe conferir os poderes e representatividade de forma responsável, conhecendo o time, comunicando claramente o que é esperado de cada um e combinando um prazo de entrega. E, muito importante, cobrando pessoas somente no prazo, e se necessário.
A cobrança diária ou rotineira é totalmente desnecessária e pode desmotivar o time na medida em que tende a ser interpretada como falta de confiança. E isso não é agradável, não é mesmo?
Mas tem algo pior: na sua agenda de líder, muitos compromissos que foram delegados ao time continuam aparecendo continuamente e roubando a sua energia e o seu tempo de pensar de forma mais estratégica. Isso sem falar no tempo para o seu autodesenvolvimento.
Então, resumidamente, alguns dos benefícios da delegação são:
- Desenvolvimento do líder e do seu time.
- Liberação de agenda do líder para temas mais estratégicos, para pensar o futuro.
- Criação de um ambiente de confiança.
- Senso de pertencimento e responsabilidade, uma vez que começa a ficar claro qual o impacto do trabalho de cada um no resultado final.
E você, líder, o que pensa sobre isso? Você delega ou delarga?